De acordo com informações da International Christian Concern (ICC), no último domingo (4), cerca de 120 cristãos tribais, que pertencem a duas aldeias no distrito de Koraput, no estado de Odisha, no leste da Índia, foram reconvertidos à força ao hinduísmo.
A cerimônia realizada é conhecida como “ghar wapsi” ou “retorno ao lar” e envolve rituais hindus e tribais que prometem “limpar” antigos hindus que aceitaram a Cristo e lavar qualquer resquícios da fé cristã.
Conforme relatado pela ICC, “os homens geralmente têm suas cabeças raspadas. Em alguns casos, hindus radicais forçam os cristãos a beber o sangue de uma galinha misturado com esterco de vaca”.
Os líderes hindus pressionaram 83 homens de 19 famílias a retornarem ao hinduísmo. Com isso, várias mulheres e meninas também foram obrigadas a ceder e participar da cerimônia. Mulheres cristãs, de quatro gerações na religião, foram pressionadas pelos nacionalistas hindus e pelas autoridades do governo, que pararam o fornecimento de alimentos básicos subsidiados, como arroz e lentilhas, além de proibir que as famílias acessassem um poço local.
Testemunhas afirmaram terem visto integrantes de um grupo hindu fundamentalista marginal, o Vishwa Hindu Parishad Dharma Prasar, reunidos no templo onde a cerimônia ocorreu, pouco antes de iniciarem as reconversões forçadas.
Com informações ICC