Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis e Palmas começaram a receber a tecnologia 5G de telefonia móvel, nesta segunda-feira (22). Agora, 12 capitais brasileiras já contam com o sinal das antenas de quinta geração de internet móvel.

O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), ligado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), decidiu na última quinta-feira (18), antecipar a autorização para que as operadoras iniciem o funcionamento da tecnologia nessas cidades. A previsão era pra o dia 29 de agosto.

O edital de concessão do 5G prevê que as prestadoras de telefonia móvel se responsabilizem em adquirir lotes na faixa de 3,5 GHz até 29 de setembro, com a instalação de no mínimo uma antena de tecnologia de 5G para cada 100 mil habitantes nas capitais brasileiras, conforme a primeira exigência de cobertura do Edital.

Brasília foi a primeira cidade no Brasil a receber o sinal 5G, no dia 6 de julho. Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, João Pessoa, Porto Alegre, Salvador e São Paulo, também já contam com a nova internet móvel. De acordo com a Anatel, a liberação da rede móvel nas demais capitais foi postergada para 28 de outubro.

Para ter acesso à tecnologia 5G, é necessário que o usuário tenha um chip e um aparelho que aceite a conexão, e também esteja em uma área de cobertura da operadora. A Anatel já certificou e homologou mais de 80 modelos de aparelhos celulares para receber o sinal 5G. Acesse a lista aqui!

Com informações Agência Brasil

Enviar

Deixe uma resposta