O Rede de Direitos Humanos da Birmânia (BHRN) divulgou no início de dezembro, um relatório escrito à luz da enorme ofensiva das forças pró-democracia e étnicas indígenas (também chamadas de Aliança da Irmandade) da direita em Mianmar, contra a ditadura militar Tatmadaw.

O recente documento relata o aumento da violência, assassinatos de civis e assassinatos extrajudiciais e destaca vários casos de perseguição cristã específica em novembro de 2023. Entres os casos mencionados, está o ataque e bombardeio provocado pelo Tatmadaw à uma igreja Adventista do Sétimo Dia na vila de Latpan Chaung, em 21 de novembro. Também está registrado, a invasão do Tatmadaw em uma igreja na capital do estado de Kayaah, Loikaw, no dia 27 de novembro, povocando o deslocamento de mais de 50 civis que estavam abrigados na igreja.

De acordo com os dados do BHRN, desde fevereiro de 2021, um total de 74 igrejas foram atacadas e destruídas e 42 cristãos foram presos por militares do Tatmadaw.

O BHRN é formado por vários grupos de direitos humanos e fornece atualizações mensais sobre o aumento da violência e os abusos dos direitos humanos em Mianmar.

 

Com informações International Christian Concern (ICC) e BHRN

Enviar

Deixe uma resposta