Um acidente envolvendo quatro veículos no subúrbio de Ngaramtoni, em Arusha, norte da Tanzânia, resultou na morte de 11 missionários da Youth With A Mission (JOCUM) no último sábado (24). A tragédia levou a óbito várias outras pessoas, entre elas, o motorista de um dos ônibus envolvido. Vários indivíduos foram reportados como estando em estado crítico e receberam tratamento médico em hospitais da região.
As autoridades detalharam as circunstâncias da tragédia e atribuíram uma possível falha nos freios de um caminhão. O acidente teve um impacto significativo na comunidade local e levantou preocupações sobre a segurança nas estradas.
Darlene Cunningham, que co-fundou a JOCUM com seu falecido marido Loren Cunningham em 1960, disse que os 11 missionários mortos e outros oito feridos são perdas históricas para o ministério e lágrimas estão caindo em todo o mundo por causa do ocorrido.
Segundo ela, os missionários participaram num curso intensivo de Mestrado Executivo da Universidade das Nações, com sede em Arusha, e viajaram para terras Maasai em dois autocarros, onde observaram o “próspero programa de desenvolvimento comunitário” do ministério.
“No entanto, a tragédia interrompeu o sucesso da viagem no regresso a Arusha, quando um camião que ‘tinha perdido os travões colidiu com o nosso segundo autocarro, literalmente esmagando-o de cima a baixo’”, disse Cunningham.
A JOCUM divulgou anteriormente apenas nomes parciais dos 11 missionários mortos e outros feridos online por razões de segurança. Os mortos foram anotados como: Claire M., Zabulon T., Emmanuel D., Vicent K., John M., Blaise G., Ime E., Andrew D., Chimene D., Lova R. e Lordienne N.
Os feridos foram listados como: Mathurin B. e Joelle Z. estão em estado crítico, e Paul Dav., Isaac B., Janet F., Cyrille A., Benjamin N. e Paulo M.
Com informações: The Christian Post (28.02.24)