O Ministério do Belém, por meio do Setor 04, Santana, Zona Norte de São Paulo/SP, tem realizado missão transcultural sem que seja necessário atravessar as fronteiras. Por meio da abertura de igrejas dedicadas a pregar o Evangelho aos imigrantes de língua espanhola oriundos dos países vizinhos, que buscam no Brasil melhores condições de vida. A ideia é ter congregações que acolham os estrangeiros de forma integral, com práticas que visam os cultos em espanhol e ambiente acolhedor, tanto para crianças como para os adultos.

A nova congregação foi inaugurada no dia 09 de outubro, no Jardim Nova Esperança. De acordo com o pastor Flauzilino Araújo dos Santos, dirigente do Setor 04, Santana, o local foi escolhido por abrigar uma população predominantemente boliviana, cerca de 80%. Além do fator que diz respeito à presença de moradores de origem estrangeira, ele aponta outra razão superior. “A Igreja recebeu uma ordem que não pode ser esquecida. O evangelismo não é uma opção: é uma ordem que foi dada pelo Senhor Jesus. O crente é servo de Cristo e a ele não cabe alternativa, senão a de obedecer à ordem de seu Senhor. Somos responsáveis pelas almas perdidas ao nosso redor, até que lhes falemos do amor de Jesus Cristo”.

O coordenador do projeto, pastor André Antonio, explicou que a congregação foi fruto da iniciativa de se evangelizar o bairro. “As atividades de evangelismo no Jardim Nova Esperança iniciaram com o apoio dos grupos de evangelismo das Congregações no Jardim Brasil e Labitary, e da participação dos alunos da extensão da FAESP (Faculdade Evangélica de São Paulo), os quais fizeram um estágio da prática de evangelismo correspondente à matéria de missiologia”, disse o pastor André. O templo recém-inaugurado é um salão de 06 x 25 metros, que contém o local para a realização dos cultos, uma pequena cozinha, banheiro e uma sala para atividade com as crianças. A capacidade de lotação é para em torno de 60 pessoas, aproximadamente.

Apesar de o movimento de imigração favorecer o processo das missões transculturais, uma vez que traz para o Brasil pessoas de outras nacionalidades, isso não torna a tarefa da pregação do Evangelho mais fácil. O pastor André Antonio falou que um dos desafios de empreender um projeto como este é a transculturação do obreiro. “Como 80% da população do bairro são de imigrantes bolivianos, para atender essa necessidade, é preciso a transculturação dos obreiros que atendem à obra. Estou na direção da Congregação inaugurada. Mas temos uma equipe de vocacionados que nos ajudam, como a missionária Miguelina, e os irmãos Gastón Rua, Valcleide Ferreira e José Vargas”.

O líder do Setor 04, pastor Flauzilino, falou do compromisso que a AD Belém tem de alcançar com a pregação do Evangelho a todos, sem exceção. “Nós temos um slogan para o Setor 04: ‘Uma Igreja Sem Muros’. Enfim, queremos ir até os confins da Terra, mas sem descuidar de nossa Jerusalém”. A primeira Congregação hispana do Ministério do Belém foi aberta pelo Setor 04 há 19 anos. O projeto é pioneiro neste segmento, e, além de cumprir o objetivo de alcançar os imigrantes, tem servido como laboratório para treinar pessoas vocacionadas às missões transculturais.

Na ocasião, a Secretaria Nacional de Missões (SENAMI) foi representada pelo seu secretário de Planejamento, pastor Zedequias Trajano de Oliveira, que trouxe uma saudação aos presentes.

Fotos: SENAMI 

Texto: Dário Ferreira

Enviar

Deixe uma resposta