Nos idos do ano 1947, nasceu no coração do pastor Cícero Canuto de Lima estabelecer um ponto de pregação no bairro de Ermelino Matarazzo, na casa da irmã Francisca de Assis Dias e o irmão Joaquim Dias, provavelmente no mês de julho (dia incerto). Por isso, o Setor 31 da AD Belém celebra nesse ano de 2022, o jubileu de diamante, 75 anos do início dos trabalhos. O bairro já foi ocupado por uma tribo indígena do povo guaianá; depois, veio a ser um sítio, em seguida, várias chácaras e, com a industrialização na cidade de São Paulo, no início do século XX, a área foi dividida em lotes, quando centenas de moradores vieram para a região, entre eles, migrantes e imigrantes em busca de terrenos baratos. Em 1913, a família Matarazzo comprou terras na região, de onde veio o nome do bairro, hoje.

O ponto de pregação também era realizado na casa da irmã Raimunda Mouri, entre 1947 e 1950. Na direção dos trabalhos passaram alguns dirigentes, com destaque para o pastor Onaga (japonês) que, na década de 40, saía de Diadema (na época, bairro pertencente à cidade de São Bernardo do Campo). Vinha de ônibus até o Jabaquara; depois de bonde até a praça João Mendes, no centro; um outro bonde até o Brás e em seguida o trem até Ermelino Matarazzo, além da caminhada a pé até a casa da irmã Francisca, duas vezes por semana (as quintas e domingos). Na volta dos cultos chegava em sua residência depois da meia-noite.

O trabalho cresceu, a ponto da casa da irmã Francisca não poder abrigar mais as pessoas. Então, alugaram a sala de uma pensão na Avenida Paranaguá, próximo ao terreno onde mais tarde seria construído o primeiro templo setorial, na década de 50. A irmã Francisca, de saudosa memória, é avó do pastor Caramuru Afonso, pertencente ao Ministério do Belém em São Paulo. Hoje, em homenagem a ela, uma praça no Bairro, junto a Rua Fioravante Lopes Garcia, recebeu o seu nome, através do empenho do diácono Orlando Torres junto a subprefeitura do bairro.

Hoje, o Setor 31 possui 29 Congregações. Os pastores que já dirigiram a Igreja AD Belém em Ermelino Matarazzo, além do Irmão Onaga, já mencionado foram: Paulo dos Santos, José Carlos, pai da Missionária Leia, Paulo Freire da Costa, Deputado Federal, filho do Pr Presidente José Wellington Bezerra da Costa, José Prado Veiga, Eliel Amaral Soares (in memoriam), José de Souza e Silva (in memoriam), Valdeny Carneiro (in memoriam) e atualmente o Pr José Roberto de Freitas Pedro em novo templo Sede adquirido em sua gestão de liderança a menos de 2 anos.

 

Texto e fotos cedidas por AD Belém em Ermelino Matarazzo

Enviar

Deixe uma resposta