Nos últimos três anos, com anos consecutivos da pandemia do COVID-19, a Convenção Batista do Sul (SBC, na sigla em ingles) perdeu 1,1 milhão. O declínio da maior denominação dos EUA, já vem sendo observado a mais de uma década.
A SBC relatou no Perfil Anual da Igreja, divulgado na última quinta-feira (12), que em 2021, o seu número de membros caiu para 13,7 milhões. Este é o menor número em mais de 40 anos.
Segundo o relatório, a adesão à denominação “caiu de 14,8 milhões em 2018 e um pico de 16,3 milhões em 2006, e a frequência à igreja continuou a diminuir durante a pandemia” reportou o Christianity Today.
A métrica de batismos caiu pela metade em 2020, e aumentaram em um quarto em 2021. De acordo com os dados divulgados, as igrejas da SBC batizaram 154.700 pessoas em 2021, ainda significativamente abaixo de 236.000 um ano antes da pandemia.
Adam Blosser, pastor da Igreja Batista Goshen no condado de Spotsylvania, Virgínia, explicou a importância dos números de batismo, “é porque eles representam a conversão”, disse.
Em toda a SBC, os níveis de doação aumentaram mesmo com a tendência de queda do número de membros. As igrejas relataram receber US$ 11,8 bilhões em 2021, ainda mais do que no ano anterior à pandemia.
O Christianity Today explica que o Perfil Anual da Igreja representa os 70 por cento das igrejas afiliadas à SBC e convenções estaduais que optam por relatar suas estatísticas; não é uma imagem completa. E nos últimos dois anos, ele capturou estatísticas em meio a interrupções do COVID-19 que resultaram em mais igrejas limpando listas de membros e mais fiéis participando on-line ou não.
O número de membros caiu 7% desde 2018 , com a denominação perdendo 409.000 membros em 2021 e 436.000 em 2020. No ano anterior à pandemia, o declínio de 288.000 membros foi a maior queda anual em um século.
O relatório perguntou sobre o atendimento online pela primeira vez em 2021 e descobriu que mais de 1,4 milhão de batistas do sul estão adorando digitalmente todas as semanas.
No mês de março, o Pew Research Center informou que apenas dois terços dos frequentadores regulares da igreja estavam de volta pessoalmente e o nível de atendimento havia se estabilizado por meses.
Com informações Christianity Today