A cada semana, funcionários da Bolsa do Samaritano, liderada pelo líder evangélico Franklin Graham, carregam semirreboques abastecidos de suprimentos para a Ucrânia: remédios, alimentos, lonas, cobertores, kits de higiene e mochilas escolares para crianças. Os caminhões são conduzidos ao Aeroporto Internacional Piedmont Triad, onde são carregados na aeronave DC-8 da organização sem fins lucrativos, especialmente para o transporte da carga. De lá, as mercadorias são transportadas por via aérea para a Polônia e depois transportadas por caminhão pela fronteira para a Ucrânia.

Esta semana, a Bolsa do Samaritano fez sua 30ª ponte aérea desde que a Rússia iniciou sua ofensiva contra a Ucrânia em fevereiro. A organização de ajuda cristã estima que ajudou 5,5 milhões de ucranianos. No início do conflito, também operava em um hospital de campanha de emergência em Lviv e ambulatórios em todo o país, tratando cerca de 17.758 pacientes. Atualmente, a casa de saúde suporta 30 instalações médicas em todo o país devastado pela guerra.

A Bolsa do Samaritano, em seu 52º ano, ajuda pessoas em 110 a 120 países. Foram enviados suprimentos para o Paquistão, após inundações sem precedentes das chuvas de monções no mês passado. Ela possui uma equipe médica móvel em 11 locais diferentes no Iêmen, devastado pela guerra civill, e está ajudando os agricultores nas montanhas Sinjar, no Iraque, a plantar morangos.

Para muitos, a Bolsa do Samaritano pode ser mais conhecida por dar caixas de sapatos cheias de brinquedos para crianças carentes em todo o mundo. Mas nos últimos 10 anos, tornou-se uma das maiores organizações religiosas sem fins lucrativos dos EUA, com receita anual de US$ 1 bilhão no ano passado.

Uma revisão de seu formulário anual 990 IRS mostra que a receita da Bolsa do Samaritano dobrou, desde 2014, e seus ativos quadruplicaram. Ela agora ocupa a 23ª posição nas 25 maiores instituições de caridade dos EUA da Crônica da Filantropia, uma lista que inclui principalmente instituições de caridade não religiosas.

Atualmente, a Bolsa do Samaritano está em uma liga com a Cruz Vermelha Americana, Caridades Católicas e Serviços Luteranos na América. Em 2020, superou em receita em dinheiro a caridade cristã Visão Mundial, com quem compartilha um fundador: o ex-missionário e evangelista Bob Pierce, inspiração e mentor de Franklin Graham.

Com informações: Christianity Today (21.09.22)

Enviar

Deixe uma resposta