Um incêndio florestal ocorrido nesta segunda-feira (23), em Uruçuí, no Sul do Piauí, vitimou dois brigadistas que tentavam conter o fogo. Entre as vítimas estava o presbítero da igreja evangélica Assembleia Deus em Uruçuí (PI), José Almir Portugal de Macedo, de 51 anos, que também trabalhava há oito anos na brigada municipal, e também era mototaxista.

Segundo o chefe da brigada de Uruçuí, Adailton Borges, José Almir chefiava uma equipe de cinco brigadistas no controle do incêndio. José e Edinelson Maciel de Oliveira, de 30 anos, se afastaram poucos metros do restante da equipe e acabaram sendo cercados pelo fogo. O corpo de José foi localizado carbonizado às 23h. Edinelson chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital com queimaduras severas. Ele prestava serviço para a brigada de Uruçuí há quatro anos.

A morte do presbítero José Almir chocou a comunidade local, que se reuniu na igreja, na manhã desta terça-feira (24), para realizar uma cerimônia fúnebre.

“A nossa igreja está muito abalada pela perda do nosso irmão José Almir. Foi uma perda muito grande. Rogamos vossas orações à família, que está muito abalada. Hoje, pela manhã, tivemos uma celebração fúnebre na igreja sede, em um período de duas horas, esteve presente toda a corporação da Brigada, a Secretaria de meio ambiente com seus funcionários e o Sindicato do mototaxista”, afirmou o pastor Raimundo Otoniel de Sousa, presidente da Assembleia Deus em Uruçuí, filiada à Convenção CEADEP.

Pastor Otoniel descreveu o presbítero como “muito atuante e animado. Pessoa que não nos deixou na memória nenhum momento de tristeza, desânimo… sempre alegre, feliz. Homem de oração. Sempre estava conosco na oração, às 5 da manhã. Ele, a esposa, irmã Deusa”, compartilhou.

O sepultamento do presbítero José Almir ocorreu no fim desta tarde (24), em um cemitério no povoado de São Francisco, a 50 km da igreja.

Ainda não foram divulgadas as informações sobre como e quando o incêndio começou.

 

Redação CPAD News

Enviar

Deixe uma resposta