O período da tarde do último dia (08) do Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Escola Dominical foi marcado por momentos de emoção entre os inscritos. Os palestrantes pastor Esequias Soares, pastor Douglas Baptista e irmã Helena Figueiredo realizaram suas últimas aulas com bastante dinamismo e foi recebido pelo público com muita alegria.
O pastor Esequias Soares continuou sua aula sobre a história da Bíblia e destacou as etapas que a Bíblia, em português, versões de Almeida passou durante o tempo. “A Bíblia ARC teve algumas revisões, a ARA foi uma revisão que durou 16 anos. A NAA foi feita em três. Uma tradução da Bíblia custa 40 mil dólares”, explicou o pastor.
Ato contínuo, o pastor Alexandre Coelho convidou os palestrantes, os participantes e os colaboradores da CPAD para fazer uma foto oficial do evento. Em seguida, o gerente de comunicação da CPAD, irmão Leandro Silva convidou o diretor da FAECAD, pastor Isael Araújo para entregar aos palestrantes uma placa comemorativa do CAPED do Centenário. Na ordem, a primeira foi a professora Helena Figueiredo, pastores Esequias Soares, Douglas Baptista, Alexandre Coelho e professora Telma Bueno.
Irmão Leandro fez algumas moções de inscritos que vieram de outros estados. Irmã Maria da Soledade, de Pernambuco, irmã Marlene Goes da Bahia, irmão Francisco Ribeiro de Minas Gerais, pastor Jonas Nobre e irmã Lisbete do Espírito Santo. Todos eles receberam um livro da CPAD de presente. O Gerente também homenageou o inscrito mais experiente, irmão Desalberto de Souza que ganhou uma Bíblia do Centenário.
Uma informação histórica dada pelo irmão Leandro foi a respeito da data de aniversário do saudoso pastor Antônio Gilberto, que se estivesse conosco ele estaria completando ontem 97 anos.
Logo após, o pastor Douglas iniciou sua última aula sobre o Batismo com o Espírito Santo e a importância da evidência do falar em línguas. “O batismo com Espírito Santo precisa ser evidenciado com os frutos do Espírito. Pois, a importância da evidência dos tais na vida do cristão serve como modelo de identificação para os não crentes”, explicou o pastor.
A última plenária ficou com a professora Helena Figueiredo que é uma das pioneiras do CAPED que existe há 50 anos. Ela estava junto com o pastor Antonio Gilberto na fundação do CAPED.
Irmã Helena iniciou sua aula afirmando que todo professor é um discipulador e um influenciador. “O aluno copia tudo que você faz em sala e transmite isso dentro de casa. Tenha cuidado com o que você fala”, e lembrou a história de uma mãe que conhecia o jeito dela ministrar pelo exemplo que a filha repetia no lar.
A veterana contou que iniciou no CAPED com 38 anos e hoje está com 87, entregando o seu bastão para que novos professores possam continuar e avançar nesse lindo trabalho. E ressaltou a importância do professor fazer discípulos.
Além disso, a irmã Helena destacou que o professor deve ter preparo espiritual, pedagógico e equipamento didático. O professor precisa ter estratégias e metodologias para atender a todos os tipos de alunos, que devem ser previamente conhecidos pelo educador. “De forma discreta conheça sua casa, sua família e ore por cada um, de forma individual”, indicou a professora.
De uma forma bem didática através de desenhos, irmã Helena apresentou o que o professor não deve fazer em sala de aula e mostrou como a falta de preparo pode atrapalhar uma aula ser ministrada. E a plenária terminou com todos cantando o hino Felicidade no serviço, ensinado pela irmã Helena.
O pastor Alexandre Coelho fez as considerações finais e a oração realizada pelo pastor Isael de Araújo. O encerramento foi em clima festivo e de comunhão entre os participantes.
CPAD News
Texto: Luciene Saviolli – Fotos: Vitor Campos
Edição: Daiene Cardoso