O Institute for Monitoring Peace and Cultural Tolerance in School Education (IMPACT-se) publicou recentemente um relatório que mostra progressos nos materiais didáticos no currículo do Catar, com remoção de alguns conteúdos anticristãos e antissemitas, nos semestres de 2021-22. Em agosto de 2020, o instituto internacional de pesquisa e políticas, que monitora e analisa a educação em todo o mundo, havia publicado que o currículo do país não promovia a liberdade religiosa.

Na última revisão, a IMPACT-se declara ter observado um “progresso significativo” e “tom hostil diminuído”, mas ressalta que “outros conteúdos problemáticos permanecem, incluindo material antissemita, interpretações violentas da jihad, material odioso contra infiéis e politeístas, demonização de Israel”.

O relatório de 2022 destaca também que “nos últimos dois anos, os livros didáticos do Catar melhoraram lentamente com ajustes feitos em direção à moderação, incluindo lições sobre tolerância e discriminação racial”.

Apesar do lento progresso, considerando os padrões internacionais, o instituto qualifica como positivo, “principalmente na remoção de conteúdo antissemita juntamente com a remoção de alguns conteúdos anticristãos”. No entanto, as últimas edições dos livros didáticos distribuídos no país árabe ainda apresentam linguagem contra “infiéis” e não-muçulmanos.

O material anticristão que foi removido, de acordo com o relatório do IMPACT-se, concentrava-se principalmente nos livros didáticos do 12º ano.

O Catar subiu 11 posições na Lista Mundial da Perseguição 2022, em relação a listagem de 2021, publicada pela Portas Abertas.

 

Com informações IMPACT-se, International Christian Concern (ICC) e Portas Abertas

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