Em visita a Singapura, durante um encontro inter-religioso com jovens em uma faculdade católica, o Papa Francisco fez uma declaração que foi desaprovada por líderes religiosos nos EUA. Ele afirmou que “todas as religiões são um caminho para Deus”.

O pontífice fez um discurso improvisado, além do que havia preparado, e comparou as religiões diferentes aos “idiomas diferentes” que levam ao mesmo objetivo.

“Se você começar a lutar, ‘minha religião é mais importante que a sua, a minha é verdadeira e a sua não’, aonde isso nos levará?”, questionou… Só existe um Deus, e cada um de nós tem uma linguagem para chegar a Deus. Alguns são xeques, muçulmanos, hindus, cristãos, e eles são caminhos diferentes [para Deus]”, disse o papa, de acordo com Crux Now, jornal independente do Vaticano e da Igreja Católica.

A fala foi repreendida pelo bispo Joseph Strickland, que supervisionou a Diocese Católica Romana de Tyler, no Texas, até 2023. “Por favor, rezem para que o Papa Francisco declare claramente que Jesus Cristo é o único Caminho. Negar isso é negá-Lo. Se negarmos Cristo, Ele nos negará. Ele não pode negar a Si mesmo”, disse em um post no X.

Outro líder que se posicionou sobre o comentário do pontífice, foi o padre Calvin Robinson, que lidera uma igreja no oeste de Michigan. “Esta é uma declaração contra as escrituras do Papa Francisco. As Escrituras nos ensinam o oposto. O portão para o [C]éu é estreito, disse Robinson em um post no X, acrescentando: “Nas próprias palavras de Cristo: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim'”.

Esta não é a primeira vez que o Papa enfrenta críticas e acusações de heresia, por conta de suas afirmações. Neste último discurso, em Singapura, onde os católicos constituem cerca de 3,5% da população, com cristãos em 19%, budistas em 31%, muçulmanos em 15% e minorias significativas hindus e sikhs, Francisco também encorajou os jovens a se engajarem no diálogo inter-religioso. “Para o diálogo inter-religioso entre os jovens, é preciso coragem, porque a juventude é o momento da coragem em nossas vidas”, disse ele.

 

Com informações Christian Post

Enviar

Deixe uma resposta