Os Jogos da Paralimpíadas de Paris 2024 iniciam nesta quarta-feira (28), e vão até o dia 8 de setembro. Cerca de 4.400 atletas paralímpicos disputarão por medalhas em 22 modalidades de esportes.

Entre os atletas paralímpicos, que aproveitam o seu destaque para proclamar o nome de Deus, estão 19 cristãos que representam nove países e competem em 12 esportes.

Os atletas cristãos que representam o Brasil são:

– Andreza Vitória de Oliveira, 23 anos, compete na modalidade Bocha, pela qual foi campeã mundial e ganhou o ouro nos Jogos Parapan-Americanos do ano passado.

– Alexandre Galgani, 41 anos, é medalhista paralímpico de prata e de bronze em uma categoria para atiradores de rifle que precisam de apoio para atirar porque não conseguem usar os braços para sustentar o peso da arma.

– Alan Fonteles Cardoso Oliveira, 32 anos, é medalhista paralímpico de prata e de bronze categoria T44 na corrida para atletas paralímpicos, cujo movimento na parte inferior da perna é afetado em um grau baixo ou moderado).

Os atletas cristãos que representam os EUA são:

–  Trenten Merrill, 34 anos, competiu no Rio e em Tóquio e atualmente é o recordista americano no salto em distância para sua classificação.

– Jamie Whitmore-Meinz, 48 anos, é triatleta e conquistou o ouro nos Jogos Rio 2016 na corrida de estrada feminina C1-3 (uma classificação para atletas paraolímpicas competindo com próteses ou movimento limitado). Ela tem 12 campeonatos mundiais no total em suas várias disciplinas, e ganhou o prêmio ESPY 2014 de Melhor Atleta Feminina com Deficiência.

– Jessica Long, 32 anos, uma das nadadoras paralímpicas mais condecoradas do mundo, ganhou sua primeira medalha de ouro aos 12 anos em 2004 e agora é detentora de 13 recordes mundiais.

– Taylor Winnett, de 24 anos, conquistou sete medalhas (três de ouro e quatro de prata) nos Jogos Parapan-Americanos de 2023. O atleta paralímpico estreia nas Paralimpíadas de Paris e competirá em quatro provas de natação, incluindo os 100 metros borboleta e os 400 metros livre na classificação S10 (para atletas com deficiência física).

– Daniel Romanchuk, 26 anos, é maratonista de cadeira de rodas e está em sua terceira Paralimpíada, após ganhar duas medalhas nos Jogos de Tóquio. Ele levou o ouro na corrida T54 de 400 metros (categoria T54 para atletas paralímpicos que são funcionais da cintura para cima) e uma medalha de bronze na maratona.

– Zion Redington, 18 anos, está pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos, disputando no esporte rugby em cadeira de rodas.

Os atletas cristãos que representam a Grã-Bretanha são:

– Kadeena Cox, de 33 anos, é quatro vezes medalhista de ouro e vai às Paralimpíadas pela terceira vez defender seu título no contrarrelógio feminino C4 de 500 metros, com tempo de 34,433 segundos.

– Funmi Oduwaiye, de 20 anos, fará sua estreia no lançamento de disco e no arremesso de peso nos Jogos de Paris.

– Karé Adenegan, inglesa de Coventry, tem 23 anos e ganhou uma medalha de prata e duas de bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio de 2016. Em Tóquio, ela levou para casa mais duas pratas. E em Paris, ela disputa a corrida de cadeira de rodas de 100 metros e de 800 metros.

O atleta cristão que representa a Nova Zelândia é:

– William Stedman, de 24 anos, ele foi recordista mundial de 53,36 segundos na final masculina dos 400 metros T36 (para atletas paralímpicos com problemas de coordenação) no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico. Em Tóquio 2020, ganhou prata na categoria T36 de salto em distância masculino e bronze na corrida T36 de 400 metros masculino. Ele competirá nas mesmas categorias nos Jogos de Paris.

O atleta cristão que representa a África do Sul é:

– Nicolas Pieter Du Preez, ganhou o ouro na corrida de contrarrelógio masculino H1 nos Jogos de Tóquio de 2020 e defenderá seu título no ciclismo de mão nas Paralimpíadas de Paris.

As atletas cristãs que representam o Canadá são:

– Katarina Roxon, atualmente com 31 anos, foi a nadadora mais jovem a representar o Canadá nas Paralimpíadas de Pequim de 2008. No Rio, ela conquistou o ouro nos 100 metros peito e fez parte da equipe que conquistou o bronze no revezamento 4×100 livre em Tóquio 2020.

– Priscilla Gagné, de 38 anos, é medalhista de prata no judô, na categoria feminina de 52 quilos.

O atleta cristão que representa El Salvador é: 

– Herbert Aceituno, de 38 anos, está em sua terceira competição paralimpíca. Em Tóquio 2020, ele conquistou o bronze na categoria de levantamento de peso de 59 quilos e foi o primeiro salvadorenho a ganhar uma medalha em jogos da paralimpíadas.

A atleta cristã que representa Equador é:

– Poleth Isamar Mendes Sanchez, de 28 anos, ganhou a primeira medalha de ouro paralímpica do país, nos Jogos de Tóquio 2020, no arremesso de peso feminino F20 (uma classe para atletas paralímpicos com deficiência intelectual). Nos Jogos de Paris, ela pretende fazer o mesmo.

A atleta cristã que representa Fiji é:

– Selina Sanday Seau, de 45 anos, tem deficiência auditiva, uma perna protética e uma mão encurtada em um braço. Ela já representou seu país no badminton, no disco e no dardo. Nos Jogos de Paris, ela competirá pela primeira vez na categoria feminina de Arremesso de Peso Ambulatório Paralímpica, após ganhar o bronze no Campeonato de Atletismo da Oceania.

 

Com informações Christianity Today

Enviar

Deixe uma resposta