O dia de Cosme e Damião é celebrado pela Igreja Católica e religiões afro-brasileiras nos dias 26 e 27 de setembro e no dia 1° de novembro, pela Igreja Ortodoxa. A data comemorada no Brasil é no dia 27, e nesse dia, algumas pessoas distribuem doces ou brinquedos para as crianças. E, como cristãos, entendemos que não podemos aceitar os doces oferecidos aos “santos” Cosme e Damião. Conheça mais sobre a história deles.

Cosme e Damião (ou Acta e Passio) eram médicos e pregavam a fé cristã, enquanto cuidavam dos enfermos. Segundo a história, eles foram presos e mortos, por não se curvarem diante de outros deuses. Com o tempo, eles foram canonizados e se tornaram populares entre os devotos do catolicismo.

No candomblé, os gêmeos são associados aos “ibejis”, protetores das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces. Nessa época surge a tradicional distribuição de balas e comidas consagradas aos “santos”.

Na reportagem da revista Comunhão, o pastor batista Heleénder de Oliveira Francisco deu parecer dele à luz da Bíblia sobre o consumo dos doces pelas crianças cristãs: “Em 1 Coríntios 8:4-8. ‘Portanto, em relação ao alimento sacrificado aos ídolos, sabemos que o ídolo não significa nada no mundo e que só existe um Deus. Pois mesmo que haja os chamados deuses, quer no céu, quer na terra, (como de fato há muitos ‘deuses’ e muitos ‘senhores’), para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos. Contudo, nem todos têm esse conhecimento. Alguns, ainda habituados com os ídolos, comem esse alimento como se fosse um sacrifício idólatra; e como a consciência deles é fraca, fica contaminada.”

O pastor Erasmo Vieira ressaltou que o ensinamento sobre o tema deve ser tocado com os filhos de forma natural, sempre embasado na Palavra de Deus. “A Bíblia está repleta de textos que condenam a idolatria e tudo aquilo que está relacionado aos ídolos. E que é nossa missão no mundo primar pela adoração do Deus Eterno, como nos refere os quatro primeiros mandamentos da Lei. Neste caso, até como uma compensação, pois crianças pequenas não alcançam compreensivamente essas coisas, os pais devem providenciar balas e chocolates e dar aos seus filhos. A igreja ensina o viver correto, com firmeza, clareza e determinação, o povo mesmo terá a capacidade opinativa sobre o tema”, enfatizou.

Com informações: Comunhão – Set/2013

Enviar

Deixe uma resposta