Um diretor cinematográfico cristão iraniano usou a arte para apresentar a verdade sobre as violações dos direitos humanos no Irã. Em dezembro de 2022, ele lançou um curta que conta a história de uma menina que vê o enforcamento de um homem pela janela de sua casa.

O curta-metragem é produzido por Joseph Hovsepian, filho de um pastor iraniano, Haik Hovsepian, que foi sequestrado e assassinado em 1994. De acordo com a Portas Abertas, “Haik foi um dos poucos cristãos que continuou evangelizando no Irã depois da Revolução Islâmica e sua morte foi o que moveu os olhos do mundo inteiro para a perseguição no Irã”, afirma a organização.

No filme, a menina questiona o pai sobre a cena que ela viu pela janela. Para protegê-la, ele diz que aquilo faz parte de um jogo que consiste em amarrar a corda no pescoço de algumas pessoas e dizer o nome delas.
Então a menina simula o jogo com o pai, que diz o nome de manifestantes que foram assassinados ou executados no Irã. O pai conclui: “No final, nós venceremos esse jogo e não ficaremos decepcionados por causa do alto preço que estamos pagando. Venceremos com coragem e perseverança”.

Joseph mora atualmente nos Estados Unidos, mas ter conhecido a violência do governo iraniano e ter tido um pai que sempre defendeu a liberdade e a proteção dos direitos humanos foi o que motivou o cristão a produzir o filme que mostra a realidade das minorias no Irã.

O lançamento de “We Will Win” (cuja tradução “Nós venceremos”) aconteceu três meses após a morte da jovem Mahsa, que foi detida pela polícia dos costumes por não usar corretamente o hijab.

Assista abaixo, o curta com legenda em inglês:.

Com informações Portas Abertas

Enviar

Deixe uma resposta