Na última sexta-feira (8), centenas de pessoas saíram às ruas de Amsterdã, capital da Holanda, para cantar músicas israelenses. Na ocasião, um cristão de ascendência judaica, Hananya Naftali divulgou em sua rede social que os cristãos cantaram “Jerusalem of Gold” (Jerusalém de Ouro, em português).

Dedicado a promover o turismo em Israel, o guia turístico Shlomi Lobaton escreveu: “Um raio de esperança em meio à ameaça de uma nova e violenta onda antissemita”.

Recentemente, a capital holandesa foi palco de violência. Na quinta-feira passada (7), torcedores israelenses foram atacados, após a partida de futebol entre Ajax Amsterdam e Maccabi Tel Aviv. Segundo a prefeita Femke Halsema, afirmou que os torcedores do Maccabi Tel Aviv foram “atacados, agredidos e atingidos por fogos de artifício”. As autoridades policiais precisaram intervir para protegê-los e escoltá-los até os hotéis. Cerca de cinco pessoas receberam atendimento hospitalar.

Os ataques coincidiram com a Noite dos Cristais, um dos eventos antissemitas de maior repercussão na história, ocorrido na noite de 9 para 10 de novembro de 1938.

Com informações: Guiame e CNN Brasil

Enviar

Deixe uma resposta