*Conteúdo sensível: violência extrema.

Há um ano e sete meses, o conflito e a violência contínuos entre as comunidades meitei e kuki continuam a impactar Manipur, Norte da Índia, que, desde 2023, causou mortes, deslocamentos e destruição. Agora, além de cristãos kuki, outra comunidade indígena de maioria cristã tornou-se alvo dos ataques, os naga.

Apesar da divisão completa entre os kuki e os meitei, os naga conseguiam se mover livremente nas áreas dominadas por outras comunidades. Recentemente, eles não gozam mais desse “privilégio”. No dia 31 de outubro, dois homens indígenas naga foram brutalmente agredidos enquanto transportavam gado para seus negócios.

Com o crescente número de casos, o governo indiano implantou forças de segurança, incluindo o Exército, a Força Central de Reserva (CRPF) e os Fuzileiros de Assam, para restaurar a ordem. No entanto, a situação de segurança permanece volátil, com grupos insurgentes e facções armadas de ambas as comunidades. A violência transformou milhares de cristãos em deslocados internos em Manipur.

Toques de recolher e cortes de internet foram impostos em várias regiões para evitar a disseminação da violência. As medidas drásticas sublinham a gravidade da crise, à medida que as manifestações públicas se intensificam e as tensões se espalham para novas áreas.

*Nomes alterados por segurança.

 

Com informações: Portas Abertas

Enviar

Deixe uma resposta