Comunidades vulneráveis no Leste da República Democrática do Congo foram atacadas pelo grupo extremista Forças Aliadas Democráticas (ADF), entre 12 e 14 de maio. Além das mortes, carros e motocicletas foram queimadas, tudo em plena luz do dia. Segundo fontes, os ataques começaram depois do meio-dia na última sexta-feira (12).

Pelo menos oito cristãos morreram no último ataque. Os primeiros vilarejos atacados ficam no território de Beni. Depois, os rebeldes atacaram comunidades no estado de Kovu do Norte. De acordo com o  pastor Bunvikane, da igreja 8e CEPAC, os militantes mataram três cristãos no vilarejo de Katongo. E, no domingo, de madrugada, incendiaram um carro que transportava peixe.

O cristão Luc, que estava dirigindo, e o passageiro ficaram presos no veículo e morreram carbonizados. Luc era membro da igreja 8e CEPAC e deixa esposa e três filhos enlutados. O pastor Bunvikane disse que Luc estava no culto, no domingo, pouco antes de ir para a rodovia Kasindi-Beni. Até agora, as autoridades locais não interviram.

 

Com informações: Portas Abertas (18.05.23)

Enviar

Deixe uma resposta