O Escritório Nacional de Estatísticas do Reino Unido publicou o censo, nesta terça-feira (28), que mostra que apenas 46,2% ou 27,5 milhões dos mais de 67 milhões de habitantes do país dizem ser cristãos.

Segundo dados recentes, uma parcela de indivíduos que dizem não ter religião aumentou em milhões e menos da metade da população se identifica como “cristã”, desde o seu primeiro censo realizado em 1801.

No último censo, realizado em 2011, 3% da população ou 33,3 milhões de pessoas se diziam cristãs. Para os indivíduos no Reino Unido que são religiosos, no entanto, a maioria se identifica com a fé cristã.

Assim como nos Estados Unidos, o número de pessoas sem fé no Reino Unido vem crescendo com o declínio do cristianismo. Cerca de 22,2 milhões de pessoas ou 37,2% da população relataram que “não tinham religião”, enquanto que há dez anos, apenas 14,1 milhões de pessoas ou 25,2% da população diziam não ter “religião”.

Os dados do censo também mostraram o aumento da população de muçulmanos e hindus. Enquanto que o primeiro grupo subiu de 2,7 milhões em 2011 para 3,9 milhões em 2021, o segundo aumentou de 818.000 para 1 milhão.

Embora a pergunta sobre religião no censo seja voluntária, 56 milhões ou 94% dos moradores optaram por responder à pergunta em 2021, o que representa um aumento de 52,1 milhões ou 92,9% da população que optou por responder à pergunta em 2011.

Os não-cristãos argumentaram, no entanto, que os dados do censo reforçaram sua afirmação de que as políticas em áreas como a educação precisam ser revisadas para remover o preconceito contra pessoas que não são cristãs.

De acordo com a coordenadora do Wales Humanists, Kathy Riddick, “o País de Gales é oficialmente a parte menos religiosa do Reino Unido e, embora isso não seja uma novidade, é algo que os políticos do país devem abordar adequadamente na lei e nas políticas públicas.

 

Com informações: The Christian Post (29.11.22)

Enviar

Deixe uma resposta