Alguns dos países mais violentos contra cristãos da Lista Mundial da Perseguição 2024 encontram-se na África Subsaariana. No dia 29 de maio, as Nações Unidas fizeram um alerta sobre o aumento da instabilidade na região, especialmente por causa de conflitos no Níger, Burkina Faso e Mali. De acordo com a Folha de S.Paulo, a população africana deve chegar a 2,5 bilhões de habitantes, até 2050.
Segundo a Agência de Refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU), ACNUR, em 2024, o número de deslocados internos no Oeste Africano e no Centro da África seja de 13,6 milhões de pessoas. E outras oito milhões estão em risco de entrar na mesma situação, deixar suas casas e terras e viver em acampamentos improvisados de deslocados internos por causa da insegurança.
Os cristãos são obrigados a fugir por serem alvos de assassinatos de grupos extremistas, nos acampamentos em que se abrigam como deslocados internos, são alvos de discriminação e ficam ainda mais desprotegidos e suscetíveis a novos ataques.
Com informações: Portas Abertas (14.06.24)