O resultado da última eleição geral da Malásia impactou diferentes comunidades e apresentou forte influência na política. Parceiros locais da Portas Abertas se mostraram preocupados com as minorias cristãs em alguns dos estados onde, após as últimas eleições, certo partido político religioso assumiu controle total. Esse partido sempre priorizou fortalecer e ampliar o poder da sharia (conjunto de leis islâmicas) na Malásia.
Dirigindo pela região, os parceiros perceberam as diferenças no cenário que os cercava. Primeiro notaram que havia mesquitas a cada dois quilômetros aproximadamente. Ali também todas as mulheres vestiam hijab (véu que cobre a cabeça). Ao longo da estrada, quase todos os outdoors promoviam os produtos islâmicos.
Ao chegarem à cidade, fizeram algumas ligações para igrejas na área. Porém, se surpreenderam quando se recusaram a recebê-los. A maioria delas reagiram da mesma forma, fazendo com que eles percebessem quanto medo foi incutido em suas mentes. Com tudo isso, vários cristãos ficaram felizes de recebê-los. Na esperança de empoderá-los, os parceiros levaram livros com testemunhos de cristãos.
Segundo a Portas Abertas, o país é o 50º na Lista Mundial da Perseguição 2022.
Com informações: Portas Abertas (16.01.23)