Há muito tempo, líderes de missões, evangelismo e discipulado pediam uma reunião que congregasse todos os líderes setoriais, para que se falasse da importância do tema, e que também fossem ouvidas suas demandas em seu campo de atuação. Essa solicitação foi atendida em 21 de abril, uma sexta-feira, feriado nacional, às 14:30h, sob a liderança do pastor Astrogildo Adolfo Américo, secretário de Missões do Ministério do Belém.

A reunião ainda contou com a participação de líderes de outros departamentos que dizem respeito ao IDE de Jesus, como o Ceifeiros em Chamas, órgão da CONFRADESP, com a presença do cooperador Geisel de Paula, que representou o pastor Antonio Mardonio; o Conselho de Capelania, representado por seu presidente, pastor Agostinho Gomes; a SENAMI, com a presença de seu diretor-executivo, pastor Saulo Gregório; e representantes da CPEED-SP (Comissão de Planejamento e Estratégia de Evangelismo e Discipulado da CGADB); entre outros especialistas no tema.

Após o momento de oração, os presentes adoraram a Deus através dos hinos da Harpa Cristã. O pastor Agostinho fez a leitura oficial do evento, baseado em João 4.31-35. O pastor Américo deu as boas-vindas, e informou que a finalidade da reunião era compartilhar os desafios que a igreja enfrenta após a pandemia e a tarefa inacabada de continuar o IDE de Jesus. Alguns pastores setoriais estiveram presentes, entre os quais: Dirceu Doneda (Vargem GrandePaulista/SP), Natanael Farina (Vila Nhocuné), Eloísio Viana (Parada XV de Novembro) e Fábio Tenório (Vila Guarani).

Passado as apresentações, o presidente da CGADB, pastor José Wellington Costa Júnior, em sua palavra, frisou ser do interesse da liderança da igreja o assunto de Missões, Evangelismo e Discipulado. “O interesse em Missões está em nós, em nosso DNA, pois a nossa instituição é fruto de um trabalho missionário”. Ele deixou para os participantes a passagem de 1 Tessalonicenses 5.12a.

Logo após, o pastor Saulo Gregório discorreu sobre a importância do trabalho missionário que as Assembleias de Deus realizam pelo mundo, e um pouco de seu histórico, prestes a completar 35 anos dedicados ao tema. Deixou a referência de Eclesiastes 9.10 para os presentes.

O primeiro dos palestrantes a discursar, foi o missionário Sid Ramos (Cachoeira do Itapemerim-ES), que já morou no Egito e trabalha com povos árabes. Discorreu sobre a importância da realização de eventos a respeito de missões: “Que nós possamos voltar a ver gente chorando ao pé do altar atingidas pelo chamado missionário; precisamos de pessoas que amem mais as almas do que os holofotes”. Depois, a palavra foi cedida ao pastor Éder Toledo (Vitória-ES), que já viajou por muitos países, a fim de atender a obra missionária, principalmente na Europa, onde plantou mais de 50 igrejas e já esteve em mais de 24 países. Em sua leitura, no livro de Gênesis 3, falou sobre a descida de Deus ao jardim com vestes missionárias, a fim de confrontar o homem no seu pecado e queda; da impossibilidade humana de se cobrir com aventais frágeis e a obtenção da parte de Deus de túnicas permanentes, pelas quais um animal teve que morrer e o sangue precisou ser derramado. “Deus os expulsou do jardim. Mas não nus. Eles saíram vestidos com túnicas feitas pelo próprio Criador”. Também compartilhou de muitas experiências no campo missionário que elevaram a disposição e o entusiasmo dos presentes por missões. Após o término da reunião, foi oferecido um coffe-break a todos os presentes, por volta de 200 participantes.

Pastor Ely Suryan, responsável por missões no Setor da Vila Carrão (111), contou que a reunião foi muito produtiva: “Outro ponto importante é que a interação entre os coordenadores deveria ser maior, e a igreja deve participar da destinação dos recursos aos missionários na ponta, em seu campo de trabalho”.

O presbítero Macli Irwing, coordenador de missões no Setor de Alphaville (70), acrescentou: “A sinergia entre os departamentos envolvidos em um mesmo objetivo tem tudo para dar certo, a nível local e transnacional. Acredito que todos os participantes saíram felizes da reunião. Pena que o tempo não foi suficiente para todos os assuntos que foram abordados”.

O pastor Josiel Morais dos Santos, um dos membros do Departamento de Evangelismo do templo-sede, declarou: “A reunião foi muito positiva, mas não pode ficar apenas nessa. Existe a necessidade de que essas reuniões sejam regulares e que os líderes desses departamentos possam discorrer sobre suas dificuldades na realização do trabalho”.

Já o pastor José de Ribamar Ferreira, responsável por missões no Setor de São Mateus (11), disse ter ficado impactado com os testemunhos relatados: “O pastor Éder nos edificou muito, assim como as informações do pastor Sid. Não encontrei qualquer falha em suas apresentações. Após a reunião, realizei um evangelismo noturno com mais de 20 irmãos, para colocarmos em prática tudo o que aprendemos”.

Ainda o pastor Ednei Besson, líder de evangelismo no Setor de Santo André (60), informou: “Particularmente, foi muito esclarecedor saber da atuação dos órgãos envolvidos, para que possamos levar ao conhecimento de nossa igreja o que é feito no Brasil e no mundo. O pastor Sid Ramos foi fantástico. Nosso Setor é pequeno, mas já temos mais de 80 irmãos envolvidos em evangelismo e missões. Já com o pastor Éder Toledo, foi um exemplo magnífico de esforço por missões. Imagino: Será que podemos cooperar apenas financeiramente? Acredito que tudo parte da disposição de cada um de nós, de contribuir mais efetivamente com a obra missionária. Estou à disposição”, disse.

A liderança da Secretaria de Missões do Ministério do Belém, na pessoa do pastor Américo, já visualiza novos eventos e realizações, para motivar e integrar ainda mais a força missionária, evangelística e discipuladora presente em todos os setores da AD Belém.

Texto e fotos cedidos por Geisel de Paula / Senami

Enviar

Deixe uma resposta