No último dia 29 de novembro, o Escritório Nacional de Estatísticas do Reino Unido publicou os dados mais recentes do Censo que mostram pela primeira vez, desde o estudo estatístico de 1801, que menos da metade da população se identifica como “cristã”. Em contrapartida, a parcela de pessoas que afirmam não ter religião aumentou em milhões.
De acordo com a pesquisa, apenas 46,2% ou 27,5 milhões dos mais de 67 milhões de habitantes do país se declararam cristãos. “Em 2011, quando foi feito o último censo, 59,3% da população ou 33,3 milhões de pessoas se descreviam como cristãs”, destacou o The Christian Post.
Como também observado no Censo dos EUA, com o declínio do cristianismo, o número de pessoas sem fé no Reino Unido apresentou um crescimento. No entanto, entre os indivíduos religiosos, a maioria se identifica com a fé cristã.
Segundo os dados, cerca de 22,2 milhões de pessoas ou 37,2% da população relataram que “não tinham religião”. Dez anos antes, apenas 14,1 milhões de pessoas, ou 25,2% da população, diziam não ter “religião”.
Para os pesquisadores, a mudança na composição religiosa da Inglaterra e do País de Gales pode ser atribuída a diversos fatores, como padrões diferentes de envelhecimento, fertilidade, mortalidade e migração.
“As mudanças também podem ser causadas por diferenças na forma como os indivíduos escolheram responder à questão da religião entre os censos”, afirmaram os pesquisadores no relatório.
Com informações The Christian Post