Os pastores Khonesavan* e Khammy* receberam intimação da polícia do Laos para interrogatório. Aparentemente, a notificação foi motivada pela suspeita deles estarem envolvidos com estrangeiros. O pastor Khonesavan lidera uma igreja na área rural no sul do país.
Antes da prisão do pastor, a construção do templo planejada por ele foi proibida pelas autoridades locais da comunidade. Apesar da reprovação, ele e outros cristãos seguiram adiante na construção, por isso, os dois foram convocados para um interrogatório.
Enquanto o ministro era interrogado, o pastor Khammy, um parceiro local da Portas Abertas que atua em outra província, também foi colocado sob vigilância policial e pouco depois foi intimado à delegacia.
No mesmo período, no Vietnã, um país vizinho, tiros foram disparados contra cristãos indígenas. Desde o incidente no país, as autoridades aumentaram a vigilância sobre a igreja no Laos, especialmente nas comunidades indígenas. A polícia afirmou que quem começou o tiroteio no Vietnã foi um cristão que disparou contra um policial e que por isso os cristãos eram pessoas ruins.
*Nomes alterados por segurança.
Com informações: Portas Abertas (28.12.23)