Na manhã da última sexta-feira (17) familiares e amigos dos mais de cinquenta assassinados no ataque de 5 de junho à Igreja Católica de São Francisco, se reuniram para última despedida no cimitério.

De acordo com as informações de um funcionário da International Christian Concern (ICC), que estava no local, quarenta e nove bosques estavam prontos para o funeral em massa, no estado de Ondo.

Samuel Ijeom, paroquiano da igreja de São Francisco na cidade de Owo, afirmou que outros cinco mortos foram enterrados imediatamente após o ataque, que também feriu setenta e quatro pessoas, levando-as a receber tratamento hospitalar.

O governador do estado de Ondo compareceu ao funeral em massa com sua esposa e membros de seu gabinete executivo, e chorou ao dizer que, “o governo falhou em protegê-los”.

Por meio de um comunicado, o governo federal afirmou que, a Província da África Ocidental do Estado Islâmico foi responsável por realizar o ataque, mas conforme relatos dos moradores ao ICC, os agressores seriam todos militantes Fulani que viviam nas florestas. Até o momento, ninguém foi preso.

A Associação Cristã da Nigéria condenou o assassinato e disse estar “chocada e decepcionada com o colapso da segurança no país, que resultou no preocupante massacre de cristãos”.

De acordo com a ICC, entre os mortos estão mulheres, crianças e idosos. Todos eram cristãos, pois o ataque aconteceu durante a missa católica.

Com informações International Christian Concern (ICC)

Enviar

Deixe uma resposta