Recentemente, a direção da Escola Primária Wherwell, em Andover, no condado Inglês de Hampshire, enviou uma carta aos pais dos 126 alunos, informando a decisão de remover as referências ao Natal de uma tradicional pantomima (um tipo de teatro popularmente associado ao período natalino) encenada para os alunos.

De acordo com a diretora Mandy Ovenden, foi pedido à companhia infantil “Chaplins Pantos”, que apresente a peça “João e o Pé de Feijão”, sem as músicas de Natal para que o evento seja mais “inclusivo” e as crianças de todas as religiões participem.

“Temos várias famílias que não celebram o Natal ou que o fazem de maneira diferente. Os filhos dessas famílias são retirados de eventos como este, a pedido dos pais”, justificou Mandy.

No entanto, a medida gerou críticas entre diversos pais, que alegam contradição da escola que se descreve em seu site como uma instituição que valoriza os princípios britânicos, como democracia, tolerância e liberdade individual.

“Isso não deveria ser permitido. O Natal é comemorado em todo o Reino Unido e no mundo, e não se pode simplesmente erradicá-lo para evitar ofender algumas pessoas. A pantomima é uma tradição de Natal, e é absurdo que não se possa mencionar sequer a palavra”, protestou um dos pais.

Outro responsável comentou: “A diretora cometeu um erro ao ceder aos desejos de uma minoria de pais. Ela ou a companhia de teatro deveriam ter dito ‘não’. Não se pode apagar nossa história e cultura”.

A diretoria alega que, como este não é um evento de Natal, mas um evento teatral, “todos poderão aproveitá-lo com as mudanças que solicitamos. Estamos ansiosos para que todos os nossos alunos desfrutem da pantomima, tornando-a uma experiência totalmente inclusiva”, disse Mandy.

Um porta-voz da escola também afirmou que a programação de eventos será equilibrada para refletir a diversidade da comunidade escolar, e que, como em todos os anos anteriores, serão realizadas “várias celebrações de Natal durante o restante do semestre”.

 

Redação CPAD News/ Com informações Comunhão

 

Enviar

Deixe uma resposta