Recentemente, uma atividade sobre identidade de gênero imposta a alunos do Distrito Escolar Unificado de Vista (VUSD), em San Diego, Califórnia (EUA), gerou polêmica na internet. Alguns estudantes da Rancho Buena Vista High School deixaram a sala de aula e se recusaram a participar da tarefa, alegando objeções religiosas.
A atividade em questão, denominada “Coming Out Stars”, propôs que os alunos se imaginassem como uma pessoa LGBT e faça a simulação de seu processo de “saída do armário”. Os responsáveis não foram previamente informados sobre a aplicação do exercício e nem consultados sobre participação de seus filhos, como prevê a Lei da Juventude Saudável da Califórnia (CHYA).
O advogado do Centro Nacional de Direito e Política (NCLP), Dean Broyles, confirma que a ação da escola viola os direitos dos pais em não notificá-los sobre a atividade, e ressalta que o distrito escolar usou uma brecha para inserir a discussão de identidade de gênero em disciplinas que não se enquadram nessa categoria, deste modo, dispensando a necessidade de aviso prévio.
Em outra atividade pedagógica, a escola adotou o diagrama “Unicórnio de Gênero”, para abordar questões sobre identidade e expressão de gênero.
“Os pais têm o direito de saber exatamente o que seus filhos estão aprendendo na escola sobre sexualidade humana, especialmente quando esse ensino contradiz as crenças religiosas sinceras e constitucionalmente protegidas de sua família”, afirmou Broyles em um comunicado.
O Distrito Escolar Unificado de Vista (VUSD) foi notificado pela NCLP, para se retratar publicamente e implementar medidas que garantam que os responsáveis serão previamente notificados em futuras atividades, conforme exige a legislação vigente. O VUSD ainda não emitiu uma resposta sobre o caso.
Redação CPAD News/ Com informações de Comunhão