Em um mundo onde a desigualdade social está presente em quase todo lugar, demonstrar amor e cuidado é papel fundamental daqueles que amam servir a Jesus. Afinal, amar ao próximo como a ti mesmo é o segundo mandamento que temos que cumprir.
Mas o que nós, como igreja, podemos fazer para ajudar a alguém? Ou como podemos ter ideias para levar Jesus a quem precisa, além da evangelização pessoal.
Igreja em Ação é a mais nova editoria do portal CPAD News, onde tem por objetivo mostrar o que as igrejas Assembleia de Deus têm feito em benefício de outros que podem ser compartilhados. Ou como a igreja tem se destacado dentro da sociedade.
E não é só isso. Também vamos procurar dar dicas e sugestões para você que é líder, pastor ou membro e queira levar a ideia aqui apresentada para praticar na sua igreja. Tudo isso e muito mais teremos na editoria Igreja em Ação. Animados? Então, prepare-se para conhecer um projeto abençoado.
Fábrica de Esperança
Imagina uma ideia que surgiu no coração do pastor da igreja e agora, atende não só os membros do ministério onde ele atua, mas também às pessoas da comunidade.
O ano era 2007, o pastor Paulo Martins Neto, engenheiro civil e pastor presidente da Convenção CiadSETA/TO e da Igreja AD CiadSETA Campo de Araguaína (TO) sonhou com a Fábrica de Esperança. De início, a ideia era servir a comunidade local, levando serviços de assistência social e, principalmente, capacitação profissional para que famílias em situação de vulnerabilidade pudessem obter uma melhoria de vida.
Porém, em 2020, a Associação Fábrica de Esperança passou a ser reconhecida legalmente e institucionalizada, assim possibilitou a ampliação dos trabalhos. Mesmo com a parceria da Igreja AD CiadSETA em Araguaína, a Associação passou a atuar, de forma independente de qualquer instituição religiosa, buscando realizar projetos que sejam de benefício para toda a sociedade”, segundo a assessoria da Associação.
E os projetos começaram a surgir e alcançar centenas de pessoas. Um destes foi a criação de aulas de música de forma gratuita para adolescentes e jovens da Igreja e da comunidade no geral, e com isso a criação da Orquestra AJITOS, que já conta com 10 anos de existência e, atualmente, tem cerca de 60 componentes.
Em parceria com o ministério de Mulheres da igreja, há 15 anos a Associação realiza o Chá das Flores, que promove palestras motivacionais para o público exclusivamente feminino, onde é voltado para o desenvolvimento pessoal, saúde mental e autoconfiança delas. Além de ser uma oportunidade para levar uma palavra de fé para todas.
Segundo a coordenadora geral, irmã Rosileny Rosa Martins, “a maior missão da Associação Fábrica de Esperança é capacitar pessoas e oferecer ferramentas para o crescimento social da comunidade, trazendo transformação e uma nova perspectiva de futuro: um futuro com mais oportunidades e com mais esperança!”, afirmou a esposa do pastor que também é psicóloga.
A Associação já promoveu cursos em parceria com o Senai (TO), ofertando cursos profissionalizantes para a área da construção civil. E com os cursos, novos profissionais foram formados, como: eletricistas, pedreiros estruturais e de revestimentos. E como ação prática do curso, foi construído 13 casas em diferentes cidades do Tocantis, através de arrecadação voluntária de materiais, para atender famílias carentes.
No ano de 2023 foi realizado cursos para a área de empreendedorismo feminino e, em 2024, cursos profissionalizantes foram oferecidos às mulheres que precisavam voltar ao mercado de trabalho. Com a parceria do Ministério das Mulheres do Governo Federal, foram realizadas 20 turmas, nas áreas da culinária e da beleza. Os cursos aconteceram em bairros carentes de Araguaína e eram ministrados nas congregações, atendendo as mulheres da comunidade. De acordo com a irmã Rosileny Martins, ao todo 400 mulheres conseguiram se formar, e receberam certificados para abrir os próprios negócios.
“Ao final da temporada de cursos, realizamos também uma roda de conversa e suporte, chamada ‘Encontro da Esperança’, para que as nossas alunas pudessem compartilhar suas jornadas individuais. Nesse momento, trouxemos um conhecimento mais aprofundado sobre a estruturação de um negócio individual e pudemos ouvir de cada uma, as suas dores, dificuldades e ainda, a sua evolução ao colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula”, explicou.
Neste ano de 2025, a Associação está realizando uma nova temporada de cursos, com destaque para corte e costura, para continuar trazendo oportunidades para outras mulheres se tornarem empreendedoras. “Nosso objetivo é, em alguns anos, poder ampliar nossa área de atuação, levando nossos projetos para outras cidades do estado do Tocantins”, finalizou a coordenadora.
Por Luciene Saviolli
Com informações e fotos cedidas pela Comunicação da Associação Fábrica de Esperança
Sua igreja tem um projeto que atende em benefício à comunidade local? Envie a sugestão de pauta para o e-mail: luciene.saviolli@cpad.com.br e no Assunto coloque: “Igreja em Ação”. Caso seja aprovado, a sua história também poderá ser contada neste site.
2 Comentários
É muito bom ficar informado sobre esses trabalhos. A obra se Deus sendo feita em todos os povos. Louvado seja o nome do nosso Senhor Jesus Cristo!
Muito satisfatório saber que a obra de Deus está sendo feita .
Que Deus continue abençoando