Após a morte de duas pessoas causadas por um vírus letal no sul da Índia, nos últimos dias, o estado de Kerala anunciou, nesta quarta-feira (13), o fechamento temporário de escolas, escritórios e transportes públicos, com a finalidade de conter a propagação da doença.
De acordo com as informações dadas pela ministra da Saúde do estado, Veena George, o foco das autoridades nesse primeiro momento, é identificar os contatos de pessoas infectadas e isolar aqueles que apresentam sintomas.
Até agora foram identificadas mais de 700 pessoas em Kerala, como contatos próximos dos infectados. Destes, 77 são considerados de “alto risco” e foram instruídos a permanecerem em casa e monitorizassem a sua saúde.
A agência de notícias Reuters, divulgou que um adulto e uma criança, que tiveram a infecção confirmada, estão hospitalizados e mais de 130 pessoas já passaram por testes para detectar o vírus.
Apesar de ser classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um vírus zoonótico transmitido de animais para humanos, o “Nipah” também pode ser transmitido por alimentos contaminados ou diretamente entre pessoas.
Segundo George, a variante chamada de “Nipah”, foi detectada em Kerala e é da cepa de Bangladesh, que tem alta mortalidade quando transmitida de humano para humano, mas possui um histórico de ser menos contagiosa.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA descreveram que os sintomas da doença, geralmente, iniciam com dor de cabeça e sonolência, mas, em questão de dias, se transformam em coma. Segundo o instituto, a doença também pode causar síndrome respiratória aguda — em que os pulmões não conseguem fornecer oxigênio suficiente ao corpo — e encefalite fatal, uma inflamação do cérebro.
Com informações CNN, aventurasnahistoria.uol e Reuters