O ano de 2022 tem sido especial para a igreja evangélica em Fortaleza (CE). Primeiro, a Assembleia de Deus completa 100 anos de existência na capital cearense neste mês de novembro; segundo, porque a cidade ganhou, em agosto, a primeira Instituição de Ensino Superior (IES) com linha de estudo integralmente pentecostal. A Faculdade Cidade Teológica Pentecostal (FCTP), abriu inicialmente 80 vagas para o curso de Bacharelado em Teologia, que recebeu nota máxima (conceito 5) do MEC.

“A FCTP apresenta-se com significativo diferencial no cenário acadêmico nacional, contribuindo para a formação de agentes de influência espiritual, social, eclesiástica e docente. Uma instituição de ensino superior que promoverá, com excelência, a formação teológica em níveis de graduação e pós-graduação, sem ignorar a prática ministerial e a experiência espiritual, tão preciosas à abordagem pentecostal”, afirma Hilquias Benício, pastor e presidente da AD Cidade, instituição mantenedora da instituição de ensino.

Benício ressalta que a inauguração da instituição se dá em um ano especial para a AD Cidade: “Há um século, a AD Cidade despontou como a primeira Assembleia de Deus em Fortaleza. Nas comemorações alusivas ao centenário assembleiano, a capital é agraciada com uma faculdade confessional, com a solidez da maior denominação evangélica do Brasil”, declara.

A estrutura física da faculdade, totalmente nova e moderna, conta com quatro salas de aula, biblioteca, espaço de convivência, cantina, auditório, laboratório de Informática, Ouvidoria, Núcleo de Apoio ao Discente, Sala dos Professores Tempo Integral e Sala de Convivência Docentes. O Corpo Docente da instituição é formado por especialistas, mestres e doutorandos de diferentes áreas de Conhecimento e Pesquisa.

O coordenador do curso de Teologia, Iltemar da Silva, explica que a formação na FCTP oferecerá oportunidade ao egresso de facilitar e promover relações de cooperação entre a instituição educativa religiosa, a comunidade e a família, identificando problemas socioculturais e teológicos com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação das adversidades da vida humana, econômica, culturais, étnico-raciais, religiosas, políticas e outras. “Além disso, capacitará o egresso a demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de sexo, faixas geracionais, classes sociais, religiões, e outras; desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área teológica e as demais áreas do conhecimento”, complementa.

De acordo com Iltemar, o bacharel em Teologia será um profissional capaz de atuar nas seguintes áreas: difusão do conhecimento do campo religioso; pesquisa ampla na área teológica; atuação em instituições, ONGs e consultorias, especialmente no que se refere aos aspectos da espiritualidade cristã; exercer função sacerdotal, ministerial ou de liderança em instituições religiosas.

Presente na solenidade de inauguração da faculdade, o pastor Teixeira Rêgo, presidente da AD Bela Vista em Fortaleza e da Comadece – na ocasião representando o pastor José Wellington Bezerra da Costa, pastor presidente de honra da CGADB, e presidente do Conselho Administrativo da Editora CPAD – resgatou, em sua fala, a memória de líderes da igreja que tinham uma marca em comum: o amor ao estudo e ensino da Palavra.

“Hoje minha memória foi para os nossos pais na fé no estado do Ceará, porque todos eles foram homens que tinham no seu coração esse desejo de que a palavra de Deus não fosse apenas proclamada, mas proclamada com eficiência e com conhecimento. Lembro-me do pastor José Teixeira Rêgo, homem simples do Maranhão, que veio ao Ceará, e durante quase 30 anos foi o ‘apóstolo dos cearenses e do Nordeste’. Ele tinha uma peculiaridade, como todos os outros que o sucederam, na área do ensino. Era um autodidata, que gostava muito de escrever”, afirmou, deixando registrada sua homenagem aos pastores que fazem parte da história centenária da igreja em Fortaleza.

Participaram ainda da inauguração, dentre outras autoridades eclesiásticas e civis, o pastor Antônio José Azevedo Pereira, presidente da IEADTC; pastor Francisco Paixão, presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Ceará (ORMECE); o pastor Roberto Silva, que participou desde os primeiros passos para implementar o ensino teológico na AD Cidade; e o pastor e professor Glauco Barreira Magalhães, que ministrou palestra magna na ocasião.

 

Texto e fotos cedidos por Faculdade Cidade Teológica Pentecostal

Enviar

Deixe uma resposta