Na manhã do último sábado (26), a cidade de Picos teve um raro fenômeno no céu, que ficou conhecido como “arco-íris de fogo” e pôde ser observada, principalmente, pelos moradores do bairro de Umari e região de Ipueiras. Várias pessoas aproveitaram para gravar vídeos e postaram em redes sociais. Mas, afinal, o que seria esse fenômeno?

De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, o “arco-íris de fogo” ou nuvem iridescente é uma combinação precisa de luz e temperatura. Ocorre quando a luz do sol é refletida pelos cristais de gelo das nuvens.

“Esse fenômeno está na classe dos fenômenos ópticos chamados de foto-meteoro. Nós temos dois componentes que é a luz solar e a água no céu. Para formar esse fenômeno, a luz do sol é fracionada a partir do cruzamento em minúsculas gotas de água em suspensão. Para formar o halo, isso acontece após suspensão de cristais de gelo. Esse fenômeno ainda consegue mostrar as cores com muito mais vigor, onde a nuvem fica totalmente tingida com espectros de diferentes ângulos”, explicou Werton Costa .

Localizada há 311 quilômetros de Teresina, no Piauí, a cidade de Picos fica no sertão piauiense. Logo após o vídeo ser publicado no Instagram da TV Cidade Verde (uma emissora de TV local), as pessoas comentaram se não era um dos sinais da volta de Jesus, fenômeno no céu que é descrito em Lucas 21.25, o que levantou alguns questionamentos e dividiu a opinião dos seguidores.

Redação CPAD / Com informações do SBT News e Instagram da TV Cidade Verde

Enviar

Deixe uma resposta