De autoria do deputado federal Raimundo dos Santos (PSD-PA), da AD Belém (PA), o Dia Nacional da Música Gospel, sancionado na última terça-feira (15), será comemorado em 9 de junho, mesma data de nascimento de Frida Vingren, esposa de Gunnar Vingren, um dos fundadores da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, no Brasil.
A promulgação da lei que institui o Dia Nacional da Música Gospel, gerou surpresa em alguns setores, que interpretaram o ato como uma ação isolada do Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como um aceno aos evangélicos, já que ele sofre com uma alta rejeição entre essa parcela da população.
No entanto, o pastor Geremias Couto destacou que a história do projeto vai muito além da esfera presidencial, e está fortemente ligada à Assembleia de Deus e ao trabalho de um parlamentar cristão. Ele completou que Frida, além de multi-instrumentista, foi uma das grandes responsáveis pela composição ou tradução de 23 hinos da Harpa Cristã.
O pastor reforça ainda que muitos hinos tradicionais da música cristã brasileira foram influenciados pela música gospel americana, que incorporou elementos do blues e do jazz, uma justificativa que consta no próprio projeto de lei.
Filha de Jonas Strandberg e Kristina Margareta Sundelin, Frida Maria Strandberg nasceu em Sjalevad, distrito de Vasternorrlands, na Suécia, em 9 de junho de 1891. A Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) lançou a biografia da pioneira da Assembleia de Deus, sob a autoria do pastor Isael de Araújo, em 2014.
Conheça a Biografia de Frida Vingren e outras obras Aqui.
Da Redação do CPAD News. Com informações: Exibir Gospel