Após uma reunião de cardeais nesta manhã (22), o Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano anunciou que o funeral do papa Francisco acontecerá às 5h do próximo sábado (26), 10h no horário local de Roma.
A Santa Missa Exequial será na Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal Giovanni Battista. E após a missa fúnebre, o corpo do pontífice seguirá em procissão até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde será sepultado.
Segundo o Vaticano, a cerimônia segue as indicações estabelecidas no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento que rege os ritos funerários do Pontífice Romano.
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca, nesta segunda-feira (21). Ele estava em sua residência em Santa Marta, na Cidade do Vaticano, onde se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões.
O pontífice chegou a ficar 38 dias internado no Hospital Gemelli, em Roma, e recebeu alta no último dia 23 de março.
Francisco, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, e não na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A última vez que isso aconteceu foi em 1903, com o enterro do papa Leão XIII.
Redação CPAD News/ Com informações Vatican News e G1
Matéria em atualização