O Grupo Barna divulgou a primeira parte de um estudo de três partes sobre adolescentes de 26 países ao redor do mundo, analisando suas opiniões sobre Jesus, a Bíblia e a justiça. É a maior pesquisa que a empresa evangélica fez em seus 38 anos de história, trabalhando com sete organizações parceiras para pesquisar cerca de 25.000 representantes da Geração Z com idades entre 13 e 17 anos.

Segundo o diretor executivo, David Kinnaman, os rumores do fim do cristianismo entre os jovens são muito exagerados.

Barna descobriu que nos Estados Unidos 65% dos adolescentes se identificam como cristãos – um número notavelmente alto quando comparado às taxas decrescentes de identidade religiosa. Globalmente, 52% dos adolescentes se identificam como cristãos. Além disso, a maioria dos adolescentes pesquisados ​​tem coisas positivas a dizer sobre Jesus, e cerca de seis em cada dez dizem que estão motivados a saber mais sobre ele.

O estudo Barna é um dos vários esforços para identificar os compromissos religiosos da Geração Z. Os pesquisadores estão curiosos para saber se a próxima geração, normalmente definida como os nascidos entre 1997 e 2012, continuará a tendência de se afastar da religião organizada. As duas gerações anteriores, millennials e geração X, relataram cada vez menos afiliação religiosa ao longo dos anos.

Os membros mais velhos da Geração Z tinham 9 e 10 anos quando o Facebook abriu contas de usuário para todos e 11 e 12 anos quando a crise imobiliária abalou a economia mundial. Se essas e outras grandes mudanças culturais impactaram ou não a Geração Z – e em caso afirmativo, como – continua sendo uma questão em aberto para os pesquisadores.

Não apenas cerca de 60 por cento querem aprender mais sobre Jesus, mas esse mesmo número diz que confia na Bíblia para falar sobre ele. Depois das Escrituras, os jovens disseram que confiariam na família (60%) e no clero (52%).

É possível que alguns da geração Z que se identificam como cristãos percam a fé nos próximos anos. Em um relatório anterior, Barna descobriu que 57% dos millennials que foram criados como cristãos abandonaram essa identidade religiosa mais tarde.

 

Com informações: Christianity Today (31.10.22)

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