Após estudos técnicos e aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta quarta-feira (16), que o horário de verão não será retomado em 2024. O governo ainda irá avaliar a necessidade da medida ser adotada a partir do próximo ano.

“Nós hoje, na última reunião com o ONS [Operador Nacional do Setor Elétrico], chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para este período, para este verão”, declarou Silveira.

O ministro ainda destacou a importância da medida ser sempre considerada e avaliada. “Não pode ser fruto de uma avaliação apenas dogmática ou de cunho político. É uma política que tem reflexos tanto positivos quanto negativos no setor elétrico e na economia, portanto, deve sempre estar na mesa para uma avaliação precisa do governo federal”, disse.

No último mês de setembro, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) chegou a recomendar o adiantamento dos relógios , porém a pasta avaliou que houve melhora no cenário das chuvas e dos reservatórios de hidrelétricas, descartando a necessidade de aplicar a medida.

 

Redação CPAD News/ Com informações G1

Enviar

Deixe uma resposta