Apesar  de nascerem em lares cristãos e praticarem a fé em Cristo, muitos fieis recebem outro status religioso em seus documentos, por causa do governo, na Malásia. Há 20 anos, Jane (pseudônimo) enfrenta esse dilema e, agora que ela tem filhos, está preocupada que eles vivam o mesmo desafio.

A cristã foi criada pelos tios, pois os pais não tinham condições financeiras para cuidar dela e dos irmãos, na área rural. Ela e os irmãos foram batizados bem cedo, com a autorização dos pais deles. Devido a problemas financeiros, o pai de Jane pegou um empréstimo com alguns amigos sob a condição de que toda a família se convertesse ao islamismo. Sem notificar a esposa e os filhos, ele fez o acordo e tornou a família muçulmana nos registros.

Quando adulta, Jane precisou ir ao departamento de assunto religiosos e, quando solicitou a mudança, a atendente gritou que pela lei ela era muçulmana e nada poderia ser feito. Nem a certidão de batismo da cristã foi suficiente para provar que ela era cristã. Atualmente, os filhos de Jane sofrem por causa das escolhas do avô. Apesar da dificuldade encontrada, Jane não desiste.

 

Com informações: Portas Abertas (19.10.22)

Enviar

Deixe uma resposta