O Governo federal sancionou a lei que institui o “Outubrinho Rosa”, que tem o objetivo de prevenir doenças nas meninas de até 15 anos. A Lei 15.009, de 2024, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira (29) e publicada nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial da União.

A partir de agora, a ação será realizada anualmente no mês de outubro junto com a campanha “Outubro Rosa”, que tem o objetivo de prevenir cânceres de mama e de colo do útero. O “Outubrinho Rosa” visa estimular as famílias a procurar a rede de saúde a fim de prevenir nódulos mamários, amenorreia primária, dores pélvicas, sangramentos e lesões genitais nas adolescentes.

Para incentivar a prevenção, serão também distribuídos material educativo sobre hábitos saudáveis para prevenir doenças, além da aplicação da vacina contra o papilomavírus humano (HPV). Esse tratamento preventivo nas meninas aumentarão as chances de cura se forem diagnosticadas e tratadas precocemente.

O autor da lei é o deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO). Segundo Calil, as ações terão gastos menores, comparados com as despesas de tratamentos de quem enfrenta esses dois tipos de cânceres, incluindo as sequelas, internações e cirurgias. Além de informar uma nova geração, reduzirá o número de desconhecimento das doenças.

Redação CPAD /Com informações Agência Senado

Enviar

Deixe uma resposta