*Conteúdo sensível: violência extrema
Huu Dat*, um indígena de 60 anos, foi agredido fisicamente pelo primogênito dele, de 30 anos, no Norte do Vietnã. O filho não aceitou a conversão da família a Cristo, no mês de julho, e nem que ela tenha abandonado a religião ancestral do vilarejo.
Antes de se tornar um cristão, Huu Dat era inseguro e procurava desesperadamente encontrar solução para os problemas dele. Ele procurou um amigo para quem contou os seus infortúnios e este lhe apresentou o evangelho. Naquele momento, Huu Dat, a esposa e quatro filhos aceitaram a Jesus.
O filho mais velho do cristão descobriu meses depois a decisão do pai e da família e, enfurecido, ameaçou denunciá-los para as autoridades local. A família não cedeu a pressão. Na comunidade em que eles vivem, acredita-se que a conversão a qualquer outra religião é uma traição que traz desonra para a família e para a tribo.
No final de outubro, frustrado e irado, o primogênito de Huu Dat atacou o pai com pedaço de pau. A agressão causou feridas profundas na face do cristão e quebrou as costelas. De acordo com um parceiro local da Portas Abertas, “o incidente foi denunciado às autoridades locais, mas elas afirmaram que foi incidente familiar e por isso não se envolveriam.”
*Nome alterado por segurança.
Com informações: Portas Abertas (27.11.23)