O que costuma acontecer em ocasiões especiais em diversas igrejas, tem se repetido em todas as manhãs de domingo, há 11 anos na Indonesian Christ Congregation Church-Millenium Peace (GKJI-MD). A igreja comprou um terreno para construir o templo e solicitou a permissão ao órgão reponsável pela liberação, Interfaith Harmony Forum (FKUB), mas ainda não obteve a permissão.

Os 600 membros da igreja costumam realizar os cultos em um terreno baldio, próximo ao Terminal Kartasura no Distrito de Kartasura, Regência de Sukoharjo. Enquanto a licença para a construção do templo não sai, os irmãos precisam montar uma grande tenda para se proteger do sol escaldante e colocar esteiras no chão para sentarem.

Stefanus Marsigit, chefe do Comitê de Desenvolvimento da igreja, afirmou que durante todo esse processo de solicitação, foi preciso lidar com vários requisitos de licenciamento de acordo com o Regulamento Conjunto do Ministro do Interior e do Ministro dos Assuntos Religiosos Número 9 e Número 8 de 2016.

O regulamento em questão, apresenta normas sobre a construção de casas de culto, como uma igreja, e está sujeita a requisitos específicos. Entre outras exigências, é cobrado um número mínimo de usuários, apoio da comunidade local e cartas de recomendação do Ministério de Assuntos Religiosos local e do Fórum de Harmonia Inter-religiosa.

Apesar da congregação GKJI-MD seguir todos os requisitos mínimos, segue no aguardo das cartas de recomendação necessárias para obter a licença de construção.

“Nós realmente apreciamos a comunidade local que deu apoio à construção da igreja… O terreno vazio já está lá, apenas a permissão para construir uma casa de culto é o problema”, afirmou o pastor Rev. Ari Suksmono.

 

Com informações International Christian Concern (ICC)

Enviar

Deixe uma resposta