Em decisão polêmica, a Conferência Geral do ACC (Conselho Consultivo Anglicano), realizada no período de 28 de junho a 2 de julho, em Calgary, Alberta (Canadá), a Igreja Anglicana canadense aprovou uma resolução que altera o Livro de Oração Comum para remover a oração pedindo a conversão de judeus de suas “Orações e Ações de Graças em Várias Ocasiões”.

Substituindo a oração de conversão judaica, haverá uma súplica intitulada “Pela reconciliação com os judeus”, que diz o seguinte: “Ó Deus, que escolheste Israel para ser tua herança: Tenha misericórdia de nós e perdoa-nos pela violência e maldade contra nosso irmão Jacó. A arrogância de nossos corações e mentes nos enganou e a vergonha cobriu nosso rosto. Tira todo o orgulho e preconceito em nós e conceda que nós, junto com o povo que Tu primeiro tornaste Teu, possamos alcançar a plenitude da redenção que prometeste; para a honra e glória do Teu santíssimo Nome”.

A mudança obteve o apoio do Caucus Rabínico Canadense e do Centro para Israel e Assuntos Judaicos, que divulgou um comunicado na terça-feira expressando a aprovação da votação. Originalmente, o Livro de Oração Comum da Igreja Anglicana do Canadá incluía uma entrada intitulada “Pela Conversão dos Judeus” que pedia a Deus para “abrir seus corações para que possam ver e confessar que o Senhor Jesus é Teu Filho e seu verdadeiro Messias, e, acreditando, eles possam ter vida por meio de Seu nome. Afaste de nós todo orgulho e preconceito que possa impedir sua compreensão do Evangelho e apresse o tempo em que todo o Israel será salvo; pelos méritos do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor”, concluía o verbete.

O movimento para alterar a oração de conversão judaica veio em resposta aos esforços do diálogo interreligioso no Canadá e à pressão decorrente do contexto de aumento da violência antissemita no país.

 

Com informações: The Christian Post (08.07.23)

Enviar

Deixe uma resposta