Um avatar de inteligência artificial de Jesus Cristo foi instalado em um confessionário na Capela de São Pedro, igreja católica mais antiga da cidade de Lucerna, na Suíça, para atender fiéis.

De acordo com o teólogo envolvido no projeto, Marco Schmid, a ideia é um experimento ver a reação das pessoas com um Jesus de IA, e saber “sobre o que eles conversariam com ele? Haveria interesse em falar com ele? Provavelmente somos pioneiros nisso”, afirma.

Nomeado como “Deus in machina”, o avatar foi treinado pelo teólogo Schmid e por pesquisadores de IA da Universidade de Lucerna com textos bíblicos e teológicos. A imagem clássica de Jesus reproduzida em uma tela do outro lado do confessionário responde dúvidas dos fiéis em tempo real, em mais de 100 idiomas. Lançado em agosto, o avatar interagiu com mais de mil pessoas em dois meses de experimento.

Schmid explica que a ideia não é imitar confissão e que as pessoas foram orientadas a não falarem sobre experiências pessoais. Apesar de afirmar que o Jesus de IA nunca falou nada “estranho”, o teólogo diz que não pode garantir que a figura nunca dissesse. “A responsabilidade seria muito grande”.

Entre os usuários, cerca de 70% disseram ter tido uma “experiência espiritual”, no entanto, muitos afirmaram que era “impossível de conversar” com a figura, que demonstrou respostas superficiais e básicas. A instalação não ficará de forma permanente na capela.

 

Redação CPAD News/ Com informações UOL

Enviar

Deixe uma resposta