Yasmin Church, uma igreja localizada na cidade de Bogor, ao sul de Jacarta – capital da Indonésia, finalmente recebeu a autorização para ser reaberta, após uma disputa de 15 anos com as autoridades locais.

A cerimônia de inauguração da igreja aconteceu no domingo de Páscoa (2), e contou com a presença do prefeito de Bogor, Bima Arya, que afirmou em seu discurso, que a inauguração da Igreja Yasmin lhe deu dois sentimentos: arrependimento e felicidade.

“Um sentimento de arrependimento e felicidade. Arrependimento por não ter conseguido resolver rapidamente este conflito segundo os sonhos da Congregação. Feliz porque depois de 15 anos, o final é feliz”, disse Arya.

O prédio da igreja Yasmin foi inaugurado inicialmente em 2010, mas em pouco tempo, o governo invalidou sua licença de construção e fechou o local de culto. No final de 2010, o Supremo Tribunal indonésio confirmou a validade da licença de construção da igreja, no entanto, as autoridades locais continuaram se recusando a permitir a reabertura da igreja.

Bogor é majoritariamente composta pela comunidade muçulmana, que tem contestado e dificultado o processo de reabertura do templo cristão, ao longo desses 15 anos.

A inauguração do novo prédio da Igreja Yasmin é uma grande vitória para todas as congregações cristãs na região, que frequentemente lutam para obter licenças de construção para suas igrejas devido a pressões locais e governamentais.

A ICC destaca que, apesar de a Constituição da Indonésia garantir a liberdade religiosa para todos, o país ainda tem um longo caminho a percorrer para garantir na prática esse direito a todos os seus cidadãos.

 

Com informações International Christian Concern (ICC)

Enviar

Deixe uma resposta