Refugiados da guerra russa contra a Ucrânia estão lotando as igrejas de Chicago, nos EUA. Sergei Karpenko, o pastor da Igreja Bíblica da Ucrânia-Chicago, contou ao Christianity Today (CT), que passa suas manhãs tomando café da manhã com os recém-chegados e as noite dando estudos bíblicos em seu apartamento para muito deles.
“Acontece pela providência de Deus que estou aqui e Deus enviou novas pessoas da Ucrânia. Nunca me preparei para tal ministério. Estamos errando e aprendendo. Ore por nós”, afirmou Karpenko, que também é ucraniano.
O CT relatou que os refugiados chegam até a igreja de Karpenko por indicação de outras pessoas, o conhecido “boca em boca”, ou por meio de agências de reassentamento de refugiados, como a World Relief. Os recém-chegados ucranianos também utilizam alguns canais do Telegram que dão sugestões de onde encontrar uma igreja local para apoio.
O atendimento na igreja de Karpenko é feito nos idiomas ucraniano, russo e inglês, e o pastor se coloca a disposição dos recém-chegados, caso precisem de ajuda, conversa ou amizade.
De acordo com o CT, cerca de 300 mil ucranianos migraram para os EUA, desde que a Rússia invadiu a Ucrânia. Outros milhões são refugiados na Europa.
Mais de 4 em cada 10 ucranianos têm famílias separadas pela guerra, então as igrejas eslavas são fundamentais para ajudar as centenas de milhares de recém-chegados aos EUA. Muitos cristãos ucranianos nos EUA patrocinam recém-chegados ajudando com itens essenciais, a encontrar empregos ou compartilharam informações sobre vários serviços governamentais.
Com informações Christianity Today