Desde a tarde desta segunda-feira (24), um incêndio atinge a Câmara Municipal de Salvador, no centro histórico da capital baiana. Ainda não se sabe o que causou o incêndio e segundo a Assessoria da Câmara e, até o momento da finalização desta reportagem, ninguém ficou ferido.
O prédio foi evacuado rapidamente e, não é a primeira vez que o local passa por isso. Segundo a Assessoria da Casa, o fogo teve início no Salão Nobre, onde ocorrem as sessões. Nas redes sociais, testemunhas postaram vídeos mostrando a densa fumaça saindo do edifício.
O Corpo de Bombeiros utilizou cerca de três caminhões para conter o fogo, que atingiu o teto do prédio histórico. O edifício é um dos mais antigos da cidade. Sua primeira construção foi em 1549, feito de taipa e palhas. Dois anos depois, a Câmara foi reformada, e foram usados pedra, cal e barro e teve sua cobertura feita de telhas. A última grande obra na Câmara aconteceu em 1970, com a reconstrução da antiga fachada. O edifício fica próximo de diversos pontos turísticos da cidade como o Elevador Lacerda e o acesso ao Pelourinho.
O incêndio ocorre cerca de 20 dias após o desabamento do teto da “Igreja de Ouro”, também no Centro Histórico, que deixou uma pessoa morta e cinco feridas. Após esse fato, o Iphan e a Defesa Civil passaram a vistoriar os imóveis históricos baianos.
As autoridades seguem investigando as causas do incêndio.
Redação CPAD / Com informações SBT News e Portal Cerrado