Dez pessoas morreram e outras 11 ficaram feridas num incêndio que atingiu uma pousada na região central de Porto Alegre (RS) na madrugada desta sexta-feira (26). Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, o local recebia pessoas em situação de vulnerabilidade social. Estavam no espaço, que é privado, 30 pessoas, sendo que as estadias de 16 delas eram mantidas com dinheiro público.

Os bombeiros chegaram ao local por volta das 2h. O fogo foi controlado por volta das 5h. No primeiro andar do prédio, foram encontradas duas vítimas. No segundo, cinco. Já no terceiro, outras três. Outras 11 foram resgatadas e encaminhadas pelos bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para hospitais.

O Corpo de Bombeiros avalia que o fogo se alastrou rapidamente porque os quartos da pousada eram muito próximos. Isso teria feito com que, inclusive, pessoas que estavam no local fossem impedidas de sair. A Defesa Civil aponta que, preliminarmente, trabalha com a hipótese de incêndio criminoso. No entanto, a Polícia Civil diz que não encontrou indícios de crime no local: um morador teria tentado apagar o fogo com um colchão, que atingiu uma parede de madeira e se alastrou.

De acordo com os bombeiros, o espaço funcionava de forma irregular e não tinha alvará ou plano de proteção contra incêndio.

 

Com informações: G1 (26.04.24)

Enviar

Deixe uma resposta