Estudantes têm até às 23h59 desta quinta-feira (25), para se inscrever no processo seletivo do Sisu 2024 e se candidatar às 264.181 vagas, distribuídas entre 6.827 cursos de 127 instituições de educação superior.

Este ano, o programa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para universidades públicas do país, haverá apenas uma edição única. Os candidatos para o segundo semestre letivo de 2024 serão selecionados nas mesmas datas dos aprovados para o primeiro semestre.

Os resultados da 1ª chamada serão divulgados no dia 30 de janeiro de 2024 e as matrículas deverão ser realizadas do dia 1º a 7 de fevereiro de 2024.

Os candidatos que ficarem na lista de espera deverão manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024 e o resultado dessas listas serão divulgadas em datas definidas por cada universidade.

O MEC anunciou uma mudança na candidatura de vagas via Lei de Cotas (para pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência ou de renda baixa), no Sisu 2024. Todos os candidatos concorrerão, primeiramente, às vagas de ampla concorrência e só entrarão na disputa pelo benefício do grupo de cotas ao qual têm direito, caso não alcancem as notas na modalidade ampla.

Com isso, o declarante de um grupo de cotas que tirar uma nota mais alta que a exigida na ampla concorrência, será aprovada na “lista geral” e não tirará a vaga de um cotista com desempenho mais baixo.

 

Com informações G1

Enviar

Deixe uma resposta