Cientistas da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, desenvolveram um teste capaz de detectar a doença de Parkinson antes que os sintomas se manifestem. O procedimento classificado como simples e econômico foi divulgado na última sexta-feira (13).
Segundo a instituição israelense, o teste “quantifica fragmentos específicos de ácido ribonucleico (ARN) – molécula que produz as proteínas – no sangue, concentrando-se numa sequência repetitiva que acumula nos pacientes portadores da doença e num declínio do ARN mitocondrial, que se agrava à medida que a doença avança.”
De acordo com os pesquisadores, o teste oferece uma ferramenta de diagnóstico preciso, não invasivo, rápido e acessível. Eles também afirmaram a capacidade de distinguir os doentes pré-sintomáticos das pessoas saudáveis.
A doença de Parkinson é uma patologia neurodegenerativa que afeta o controle dos movimentos e não tem cura. O diagnóstico é feito com base na análise de sintomas.
Obs: Os assuntos tratados nessa editoria seguem uma linha informativa, e a mesma não se responsabiliza em tratar diagnósticos. Em caso de apresentação de algum sintoma, um médico especialista deverá ser consultado.
Redação CPAD News: Por Ezequias Gadelha / Com informações: RTP Notícias