O Japão apresentou uma inovação na engenharia ferroviária do país. Em um período de seis horas, uma estação de trem foi construída por meio do uso de material impresso em 3D. Trabalhadores aproveitaram o intervalo entre o último trem da noite e o primeiro da manhã seguinte para montar a nova estrutura, que substituirá uma estação de madeira, em funcionamento, há mais de 75 anos em uma remota comunidade rural.
Segundo a operadora West Japan Railway Co, essa foi a primeira vez no mundo que uma estação de trem foi erguida com esse método. Embora simples e compacta, a nova estrutura foi finalizada em tempo recorde e por um custo significativamente menor.
A estação Hatsushima está localizada em uma cidade costeira que integra Arida, na província de Wakayama, próxima a Osaka e Nara. Atendida por uma única linha, com trens que circulam entre uma e três vezes por hora, a estação recebe cerca de 530 passageiros por dia.
A empresa responsável pela impressão das peças foi a Serendix, contratada pela JR West. As partes da estação foram produzidas em Kumamoto, na ilha de Kyushu, e chegaram ao destino na noite de 26 de março.
Redação CPAD / Com Informações Aventuras na História