Crianças e adolescentes colombianos acreditam que integrar grupos armados e cartéis é a única maneira de sair da pobreza e melhorar de vida. Os meninos que vivem em locais dominados por essas facções são alvos fáceis do recrutamento. Entretanto, filhos de cristãos costumam ser recrutados à força. Caso não aceitem o “convite”, podem ser sequestrados, agredidos e até mortos.

Oscar, hoje com 21 anos, vive em uma comunidade controlada por guerrilheiros e quase perdeu os pais por serem cristãos e líderes de uma igreja local. Segundo o jovem, os pais não podiam pregar, evangelizar nem adorar nos lares das famílias, nem mesmo na igreja. Apesar de o casal de pastores não comentar com os filhos sobre a perseguição que enfrentava, Oscar percebia que homens armados abordavam frequentemente o pai.

Oscar foi viver no Abrigo Lar Cristão na Colômbia e lá recebeu educação formal e cristã, além de cuidados físicos e emocionais. Hoje ele é beneficiado com ajuda financeira para cursar uma faculdade. Ele está no 6º semestre de Engenharia de Sistemas.

Segundo a Portas Abertas, a Colômbia é o 30º na Lista Mundial da Perseguição 2022.

 

Com informações: Portas Abertas (15.12.22)

Enviar

Deixe uma resposta