Na última quinta-feira (12), um juiz federal em Oregon rejeitou o processo que pedia a anulação de isenções religiosas à faculdades cristãs, com base no Título IX.
O Título IX é o estatuto federal que proíbe a discriminação em programas educacionais financiados pelo governo federal. “As escolas religiosas têm isenções limitadas ao Título IX em áreas onde suas convicções teológicas sobre questões LGBT conflitavam com a lei antidiscriminação”, explica o Christianity Today (CT).
Uma ação coletiva foi aberta por grupo de 44 alunos e ex-alunos de escolas religiosas, que alegavam que essas isenções colocavam indivíduos LGBT expostos a “condições inseguras”, e à discriminação “endossada pelo governo federal”.
De acordo com o CT, os alunos eram de 31 escolas. 22 dessas instituições integram o Conselho de Faculdades e Universidades Cristãs (CCCU), incluindo a Baylor University, a Oklahoma Christian University, o Moody Bible Institute e o Fuller Theological Seminary.
As faculdades cristãs se juntaram ao Departamento de Educação dos EUA (DOE) e ao CCCU na defesa das isenções, e saíram vitoriosas.
Com informações Christianity Today (CT)